- I - Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29);
- II - Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2Tm 3.14-17);
- III - Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9);
- IV - Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23; At 3.19);
- V - Na necessidade absoluta do novo nascimento pelafé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8);
- VI - No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma, recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43;Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);
- VII - No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12);
- VIII – Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14;1Pe 1.15);
- IX - No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);
- X - Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12);
- XI - Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da 5 Grande Tribulação; Segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16-17;1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 1.4);
- XII - Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10);
- XIII - No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15);
- XIV – Na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento eternos para os infiéis (Mt 25.46).
OS FUNDAMENTOS DA IGREJA
A Igreja do Novo Testamento foi fundada por Jesus há vinte séculos na Judéia.
Ela foi inaugurada no dia de Pentecostes com a descida do Espírito Santo (At. 2).
Após a descida do Espírito Santo, a Igreja iniciou seu glorioso ministério pregando as boas novas de salvação. Começou na Judéia e dali partiu para todo o mundo pagão.
O fundador desta Igreja é nosso Senhor Jesus Cristo (I Co 3:10-11). Ele mesmo é a pedra a que se referiu em Mt. 16:18. Os fundamentos da Igreja estão baseados a partir da doutrina dos Apóstolos (At. 2:42). Tem como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada, A Palavra de Deus.
As pessoas que ouvindo a pregação do Evangelho crêem e tem suas vidas mudadas pelo seu poder transformador são batizadas nas águas por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, são admitidas como membros da Igreja (At. 2:41).
O principal objetivo da Igreja é a pregação do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo (Mc. 16:15) para a salvação do homem e da mulher, mostrando ao mundo que a Salvação está somente Nele (At. 4:12, I Tim. 2:5-6).
A Igreja respeita e ama todas as pessoas, sejam elas de qualquer filosofia religiosa, porém não comunga com qualquer doutrina que não seja baseada nas Escrituras Sagradas, A Palavra de Deus.
A IEADCVEL rege-se, ainda, pela fé em todos os preceitos bíblicos, assim reconhecidos pela tradição, doutrina e costumes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.