A Deus toda a glória!
Selecione o Templo

Cascavel/PR

Escola Bíblica Dominical

A Escola Dominical é a escola de ensino da Igreja,  que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28:20 e Marcos 16:15. Ela não é uma parte da Igreja; é a própria Igreja ministrando o ensino bíblico metódico. A Escola Dominical é um ministério pessoal para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos. É ela a única escola de educação religiosa popular que a Igreja dispõe. A Escola Dominical devidamente funcionando é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a palavra do Senhor, na casa do Senhor.

A Escola Dominical existe para ministrar a pequenos e grandes, ensino religioso segundo a palavra de Deus, e isto de maneira pedagógica e metódica, como é de se esperar de uma organização que leva um nome de escola. Sendo o ensino na Escola Dominical um ministério pessoal, o verdadeiro professor de classe esta sempre mais chegado a seus alunos na igreja, do que qualquer outro obreiro da mesma, inclusive o pastor. Logo, uma Escola Dominical devidamente organizada, cuja direção e professores são espirituais e idôneos, treinado para o ensino bíblico e equipados com literaturas e meios apropriados, é um poderoso e eficiente ministério pessoal para alcançar a todos na Igreja, na família e na comunidade.

A Escola Dominical também coopera eficazmente com o lar na formação dos hábitos legítimos e cristãos, práticas e deveres sociais e bíblicos, resultando daí a formação do caráter ideal, segundo os princípios do genuíno cristianismo.

A escola secular instrui e contribui para a formação de bons hábitos, mas não promove a educação  do caráter genuinamente cristão. Ela visa com prioridade o intelecto do aluno. Já a Escola Dominical, sendo genuinamente bíblica, educa e instrui, mediante o ensina da Palavra, visando prioritariamente o coração do aluno. A ordem divina vista em Hebreus 10:16 não deve ser alterada: coração e mente, e não ao contrário. A Escola Dominical evangeliza enquanto ensina. Para tanto, toda lição nunca deve ser concluída sem uma aplicação pessoal, especifica, evangélica. Quem evangeliza fala ao coração, e quem ensina fala ao raciocínio, à inteligência, dependendo, é evidente, do Espirito Santo.

A Escola Dominical, quando devidamente aparelhada, é de fato a agência de formação religiosa popular das igrejas evangélicas. É ai que as crianças desde a mais tenra idade, os adolescentes, e os adultos, ao receberem o ensino sadio e inspirador das Escrituras, são beneficiados: as crianças recebem formação moral e espiritual, os adolescentes formam sua personalidade cristã, os adultos renovam suas forças morais e espirituais (GILBERTO, Antonio,1994).

 

A ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL

A Escola Dominical teve seu início entre nós em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O Fundador missionário Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah Poulton Kalley, da Igreja Congregacional; Eram escoceses. Ele fora um médico ateu. Depois foi salvo sob circunstâncias especiais, e chamado por Deus, entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião na data acima a freqüência foi de cinco crianças. Desde então o crescimento da Escola Dominical tem sido maravilhoso.

Houve sim,  reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Remontando ao passado, as primeiras reuniões de instruções bíblicas no Brasil, do ponto de vista evangélico, ocorreram durante a permanência aqui, dos crentes calvinistas que desembarcaram na Guanabara em 1557. Nessa ocasião realizaram o primeiro culto evangélico em terras do continente americano, em 10 de março do mesmo ano.

A segunda fase de tais reuniões deu-se durante o domínio holandês no Nordeste, a partir de 1630, por crentes da Igreja Reformada Holandesa, quando vários núcleos evangélicos foram estabelecidos naquela região. Na mesma época foram realizados cultos na Bahia, por ocasião da primeira invasão holandesa. Tudo isso cessou com o fim dos mencionados domínios e a feroz campanha de extinção movida pela Igreja Romana de então.

Mas em 1855, a Escola Dominical veio para  ficar. E ficou! E avançou como fogo em campo aberto, impelida pelo zelo de milhares de seus obreiros, inflamados pelo Espírito Santo.

Sim, desde então vem a Escola Dominical crescendo sempre entre todas as denominações, e onde quer que estas cheguem, a Escola Dominical é logo implacada, produzindo em demora seus excelentes resultados na vida dos alunos, na Igreja, no lar, na comunidade, e refletindo tudo isso na nação inteira.

Foi assim. O começo da Escola Dominical - começou de um dos mais poderosos avivamentos da história da Igreja.